blog

o que eu preciso saber antes de comprar um aquecedor a gás
Início » Primeiro aquecedor a gás: vai comprar e não sabe por onde começar?

Primeiro aquecedor a gás: vai comprar e não sabe por onde começar?

O momento de adquirir um imóvel é um grande passo na vida e junto com ele, surge a necessidade de investir em equipamentos e eletrodomésticos que sejam capazes de proporcionar mais conforto e qualidade de vida e claro, potencializar ainda mais as experiências do dia a dia. Para aqueles que estão aproveitando as realizações pessoais e projetam um banho como de hotel que só um aquecedor a gás pode proporcionar. É muito comum surgir dúvidas sobre como escolher o ideal entre tantos modelos no mercado, qual o melhor tipo de gás ou ainda qual aquecedor a gás vai melhor atender as necessidades diárias.

Por isso, a Komeco vai contar para você o que é necessário saber antes de comprar o seu primeiro aquecedor a gás. Continue acompanhando!

O que você precisa saber antes de investir em um aquecedor a gás

Quais os tipos de aquecedores que vou encontrar?

No mercado de aquecimento, é comum encontrar dois tipos de aquecedores a gás de passagem, que são: os aquecedores mecânicos e digitais. A principal diferença entre eles está na forma de controlar a temperatura do aparelho.

aquecedor a gás de passagem mecânico

Os aquecedores a gás mecânicos são aqueles que o controle da chama e o fluxo de água são feitos manualmente.  Assim, para haver aumento do fluxo de água ou tamanho da chama é necessário regular através dos botões.

Enquanto os aquecedores a gás digitais, o controle é realizado por display eletrônico onde o consumidor poderá verificar a temperatura exata da água. Nesse modelo o controle do fluxo de gás e temperatura da água ocorre de maneira automática mantendo a mesma temperatura, seja em dias quentes ou dias frios.

Tipos de exaustão: natural ou forçada.

A exaustão é um processo de condução produtos da combustão para o exterior da edificação, para não haver contaminação do ambiente em que o aquecedor está localizado, nem apresentar riscos à saúde. Assim, a condução pode acontecer de forma natural ou forçada.

Os aquecedores de exaustão natural são equipamentos que não possuem um auxílio (ventoinha) para a condução dos seus gases. Além disso, a instalação de aquecedores de exaustão natural precisa seguir exigências e normas locais para essa instalação, por exemplo, não devem ser instalados em andares altos, visto que podem sofrer com os efeitos do vento.

Já os aquecedores de exaustão forçada utilizam uma ventoinha para auxiliar na eliminação dos gases para o exterior da edificação. Esse tipo de exaustão é a mais segura e é imprescindível que a exaustão seja realizada através de um duto em bom estado de conservação e em conformidade com as especificações do manual técnico.

Local de instalação do aquecedor a gás.

Geralmente, as residências possuem uma espera para aquecedor a gás que pode ficar na área de serviço. Se seu projeto necessita de outro local, preparamos um quadro especificando o local, tipo de equipamento e modelos compatíveis. Confira:

tabela de locais de instalação de aquecedor a gás

Nota: A tabela acima é um resumo apenas para uma simulação, será necessária uma avaliação técnica do local de acordo com NBR13103 e normas locais para garantir a segurança do local, consulte um credenciado Komeco.

Além dos locais indicados, é importante verificar a rede hidráulica da sua casa, apartamento ou comércio para receber um aquecedor a gás.  É necessário ter conhecimento se as tubulações estão preparadas para água fria e água quente. Também é importante verificar qual chaminé deverá ser utilizada, ela pode ser rígida ou corrugada. O diâmetro deve ser analisado, é necessário ter no mínimo o diâmetro da gola do aquecedor.

Tipos de gás: GN e GLP.

No Brasil, há dois tipos de gás, o GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, famoso gás de cozinha e presente em botijões e o GN, Gás Natural, fornecido a partir de tubulações.

Esses dois gases possuem características técnicas totalmente diferentes, por isso, conhecer os tipos de gás é importante para a aplicação do aquecedor a gás. Ou seja, não se pode instalar o aparelho preparado para o gás GN no gás GLP e vice-versa. Afinal, cada equipamento foi desenvolvido para um tipo de gás e não se atentar a essas diferenças pode apresentar problemas no equipamento.

Capacidade ideal de aquecedor a gás.

O aquecedor a gás ideal para a sua residência vai depender da quantidade de pontos de consumo que deseja obter água quente e quais serão utilizados simultaneamente. Dessa forma, é importante listar a sua necessidade, como água quente nas duchas, torneiras, banheiras, entre outros pontos desejados, para um dimensionamento correto. Com isso, o número exato de pontos de consumo vai definir a capacidade do aquecedor a gás ideal.

Por exemplo, para essa simulação consideraremos que uma ducha possui 8l/min e uma torneira 4l/min com uma pressão no ponto de consumo de 30m.c.a. Sendo assim, se há a necessidade de água quente simultâneas em 1 ducha (8l/min) e 2 torneiras (4l/min+4l/min), o aquecedor ideal deverá ter uma capacidade para 16 litros.

Duchas   1   + Torneiras   2  + outros  0   =  16  L/min.

Para realizar um dimensionamento correto para sua necessidade, a Komeco recomenda consultar uma assistência técnica credenciada. Dessa forma, será possível indicar o aquecedor a gás ideal para você. Consulte também as referências normativas para instalação.

Pressão de água.

Uma pressão de água correta é capaz de determinar se o aquecedor a gás irá funcionar adequadamente. A pressão deve ser verificada no ponto de consumo, o mínimo recomendado é 10 m.c.a.. Para manter essa pressão em todos os pontos de consumo pode ser necessário uma pressão superior devido ao fator de simultaneidade.

Caso não tenha pressão de água suficiente, certifique-se com um técnico credenciado a necessidade de uma bomba pressurizadora.

Acessórios de instalação.

Além de definir o aquecedor a gás, é importante estar atento a qualidade do kit de instalação. Prefira sempre duto de exaustão, flexíveis e tubos de conexão de qualidade e com vazão plena para não prejudicar a eficiência do seu banho quente.

A melhor solução em aquecimento a gás.

Agora que você já descobriu o que é necessário saber antes de investir em um aquecedor a gás, conheça a solução em aquecimento a gás da Komeco com o melhor custo-benefício do mercado.

A Komeco atua no segmento de aquecimento de água a gás há 30 anos e com um time de engenharia completo, desenvolve e produz equipamentos com qualidade. São mais de 2.000 assistências técnicas espalhadas pelo Brasil, comprometidas em prestar um atendimento de qualidade.

Na hora de escolher o seu primeiro aquecedor a gás, muitos fatores podem ser decisivos, como a durabilidade do equipamento, custo-benefício e qualidade do banho. Por isso, a Komeco você precisa conhecer a linha HOME de aquecedores a gás.  São quatro equipamentos que compõem a linha KO16D, KO21D, KO26D e KO36D com capacidade e eficiência para abastecer de 2 a 6 pontos de consumo do seu lar. Seja qual for a sua necessidade, com a linha Home da Komeco você renova o seu banho e garante 5x mais vazão que um chuveiro elétrico tradicional.

Conheça essas e outras funcionalidades da linha Home aqui. Você merece um banho de qualidade todos os dias.

Há 1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *