O que é o IPTU VERDE?
O IPTU Verde é um programa de incentivo por municípios que oferece desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de residências, comércios e instituições que buscam investir em práticas sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica e o aquecimento solar de água em suas residências, comércios e indústrias, a fim de promover cidades mais inclusivas e empáticas com o meio ambiente.
Com os crescentes apelos mundiais de visibilidade às questões socio-ambientais, o IPTU Verde vem para incentivar a sociedade a voltar o olhar ao meio ambiente. Afinal, é dever social de todos cuidar e preservar os recursos naturais.
Sendo assim, a legislação de prevê características e condições próprias que são levadas em consideração na hora de indicar o desconto. Por isso, é importante que o contribuinte fique atento aos requisitos necessários no site do seu município, bem como a vigência para solicitar o benefício.
Quais práticas dá direto ao IPTU VERDE?
São muitas práticas que podem beneficiar e cada município possui suas próprias, por isso, é importante entender o que diz o seu município sobre o programa IPTU Verde. Agora, confira abaixo as principais práticas que dão desconto ao IPTU Verde:
- Aquecimento solar;
- Calçadas ecológicas;
- Captação da água da chuva;
- Coleta seletiva do lixo;
- Energia fotovoltaica;
- Lâmpada LED;
- Telhado verde;
- Entre outros.
Além do desconto no IPTU, o programa oferece diversas vantagens para o contribuinte, município e meio ambiente, como sustentabilidade, economia na conta de água e energia, entre outros. Afinal, práticas como a energia solar fotovoltaica garantem muitos benefícios tanto para residências quando para indústrias e comércios.
Quem tem energia solar tem desconto no IPTU VERDE?
Sim, quem tem energia solar fotovoltaica pode ter desconto no IPTU VERDE. O desconto na taxa de IPTU é uma forma de incentivar a utilização de fontes de energia renováveis. Em algumas cidades, os proprietários de imóveis que possuem sistemas de energia solar instalados podem receber descontos entre 10% e 30% no valor da taxa.
Quais cidades são adeptas do programa IPTU VERDE? Como solicitar?
Apesar de nem todas as cidades brasileiras oferecerem o benefício do IPTU Verde, vale ficar atento se o seu Município ou Estado é adepto. Para isso, busque o site oficial da sua cidade ou entre em contato com os responsáveis para verificar.
- Araraquara – SP
- Americana – SP
- Barretos – SP
- Balneário Camboriú – SC
- Campos do Jordão – SP
- Caruaru – PE
- Colatina – ES
- Curitiba – PR
- Goiânia – GO
- Guarulhos – SP
- Ipatinga – MG
- Maringá – PR
- Manaus – AM
- Rio de Janeiro – RJ
- Salvador – BA
- São Carlos – SP
- São Vicente – SP
- São Bernardo do Campo – SP
- Seropédica – RJ
- Taubaté – SP
- Tietê – SP
Para obter o beneficio do programa do IPTU Verde é necessário buscar a legislação do seu município para verificar a disponibilidade. Além disso, é preciso organizar a documentação exigida e levar até o órgão competente.
O IPTU Verde é uma forma de incentivar a preservação dos recursos ambientais e o desenvolvimento sustentável. Além de propiciar benefícios para os proprietários de imóveis, o programa contribui para a melhoria do meio ambiente.
Energia solar é Komeco.
A Komeco pode ser sua aliada na geração de energia solar fotovoltaica e aquecimento solar de água com economia e sustentabilidade. Conte com o time de Engenharia de Aplicação que acompanha e monitora o seu projeto integrado da concepção a finalização.
Solicite um orçamento e deixe a energia do sol entrar no seu lar ou negócio.