blog

Início » Capital de giro: por que é importante ter uma reserva ao abrir um negócio?

Capital de giro: por que é importante ter uma reserva ao abrir um negócio?

Depois de abrir seu próprio negócio, é preciso ter organização para que a empresa consiga se manter nos primeiros meses. Para não ter dor de cabeça, é importante conhecer um pouco mais sobre o chamado capital de giro, recurso de renovação que garante estabilidade e longevidade para seu empreendimento.

Capital de giro é como se nomeia o montante de dinheiro que o empreendedor deve ter guardado antes de resolver abrir seu próprio negócio. Ele é importante, pois é comum que no início a empresa não consiga se manter sozinha, ou seja, é preciso conquistar seu espaço no mercado e fidelizar os clientes, e isso pode levar algum tempo.

De acordo com o Sebrae, a cada dez empresas que abrem, seis fecham em apenas cinco anos de vida. Isso acontece devido à falta de preparo para se lançar no mercado de trabalho. É preciso saber que não basta oferecer um serviço de qualidade, mas também estar preparado para as crises que possam ocorrer ao longo do caminho. Por isso, ter um dinheiro reservado somente para imprevistos e despesas iniciais é indispensável.

Como calcular o capital de giro necessário para não sair no prejuízo e garantir que sua empresa se mantenha?

O ideal é separar um valor que custeie até 70% das despesas fixas durante seis meses. Depois desse primeiro período, um montante suficiente para cobrir metade dos gastos fios deve ser planejado para o próximo semestre.

Além de manter esse fundo para possíveis emergências, uma boa organização tanto pessoal quanto da empresa é imprescindível para o sucesso. Mantenha o controle de mercadorias ou materiais de trabalho sempre em dia, além da documentação em ordem para evitar problemas futuros. Assim, é possível superar crises e garantir que sua empresa renda sempre bons frutos. Ainda que existam meses sem lucros eminentes, você evita fazer dívidas e consegue se manter até sua empresa conquistar seu lugar no mercado.

Dica:  invista também em um bom estoque de produtos, que podem ser uma boa saída em épocas de crises, evitando que a empresa chegue à falência.

Você está abrindo uma empresa? Conte para a gente como você está planejando a parte financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *