blog

Início » Entenda como o grafeno pode aumentar a eficiência do seu painel solar

Entenda como o grafeno pode aumentar a eficiência do seu painel solar

Os sistemas fotovoltaicos estão ganhando espaço no dia a dia dos brasileiros, sendo inclusive, uma grande aposta para o futuro da eficiência energética no país.

Visando levar ao mercado soluções cada vez melhores e mais completas, a Komeco lançou nesta Segunda-Feira (06), seu novo módulo solar com tecnologia Double Glass e cobertura de Grafeno. Entenda como essa novidade pode aumentar a eficiência energética do seu sistema.

Os painéis em grafeno são extremamente eficientes, apresentando como vantagem a facilidade de limpeza. Ou seja, ele é capaz de eliminar mais facilmente as sujeiras causadas por exposições climáticas e naturais. Deste modo, conseguimos gerar uma economia no custo de limpeza, uma vez que o sistema demorará mais tempo para exigir um método de limpeza manual.

MAS COMO ESSA NOVIDADE AFETA A PRODUÇÃO DE ENERGIA DO MEU MÓDULO?

O grafeno, que pode ser considerado um dos materiais do futuro, também pode contribuir para o aumento da eficiência de novos painéis solares. Mas, para entender como essa tecnologia pode te auxiliar, primeiro é necessário que você entenda como funcionam os módulos.

Os sistemas fotovoltaicos, por meio dos módulos, são capazes de gerar energia através da exposição à luz solar, ou seja, esses painéis podem captar as ondas de luz emitidas pelo sol e transformá-las na energia elétrica que você usa em sua casa. Estes sistemas são capazes de funcionar mesmo em dias nublados, visto que funcionam através de ondas de luz, que muitas vezes não são captadas a olho humano, como por exemplo os raios ultravioletas.

Confira como os módulos de grafeno podem otimizar essa produção:

DIFERENCIAIS DO MÓDULO GRAFENO

1. O módulo é capaz de ativar radicais livres que apresentam propriedades oxidantes acelerando a decomposição das matérias orgânicas que caem na superfície e podem comprometer o módulo e a absorção de luz, assim otimizando a produção de energia. Ou seja, a aplicação da camada de grafeno não apenas aumenta o desempenho de transmissão de luz do próprio vidro, mas também obtém um retorno sobre investimentos atrativo devido à sua enorme hidrofilicidade (ação absorvente de água) que faz com que o vidro, ao entrar em contato com a água, forme uma “cortina”, dissolvendo as sujeiras com mais facilidade.

2. Os módulos tradicionais apresentam uma perda diária média entre 3-5% da conversão de energia, visto que não conseguem absorver as ondas de luz perto da faixa de infravermelho, e absorvem apenas a radiação visível e uma parte dos raios ultravioletas. Já os módulos de grafeno, são os únicos capazes de absorver o comprimento de onda solar na faixa de 600nm até 800nm (nanômetro, unidade de comprimento que pode ser utilizada para as ondas solares). Ou seja, uma maior porcentagem da energia solar capturada pelo painel fotovoltaico é transformada em energia elétrica utilizável.

Confira abaixo a absorção do módulo:

Com o avanço da tecnologia e em tempos preocupação com o meio ambiente, tudo indica que estamos entrando na era do Grafeno, um material durável, moderno e completo. Por isso, a Komeco tem trabalhado cada vez mais para trazer novidades eficientes para você. Gostou de saber? Confira mais sobre nossos geradores fotovoltaicos clicando aqui.

Há 12 comentário

    1. Olá Daniel, tudo bem? Você poderia nos fornecer um telefone para contato? Caso prefira, também pode nos acionar vis WhatsApp através do número 48 3027-4659 😀

    1. Olá José, tudo bem? Precisamos entender melhor como está a instalação do seu sistema e de que maneira podemos ajudá-lo. Você teria algum telefone de contato para facilitar a nossa comunicação? 🙂

    1. Olá Vinícius, tudo bem? Os nossos painéis com grafeno não são fabricados no Brasil. Na verdade por enquanto todo processo de produção de módulos da Komeco é realizado fora do Brasil.

      Qualquer dúvida, estamos à sua disposição!
      @KomecoBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *