Início » Nova geração de aquecedores reduz gastos com energia em até 75%

Nova geração de aquecedores reduz gastos com energia em até 75%

A Solução que FOI apresentada na Equipotel pela indústria Komeco gera ganho de eficiência de 75% em comparação com equipamentos antigos

A indústria catarinense Komeco lançou na Equipotel 2024, em São Paulo, uma solução para aquecimento de água que utiliza a tecnologia inverter. O equipamento foi projetado para uso em hoteis e grandes empreendimentos que buscam ter sistemas de aquecimento mais modernos e com maior eficiência energética sem comprometer a qualidade do banho dos hóspedes. Na comparação com antigos aquecedores a gás de grande porte, o novo sistema gera uma diminuição de custos de até 75%.

Utilizando princípios semelhantes aos do ar-condicionado, a bomba de calor da Komeco aproveita o calor do ambiente para aquecer a água, tornando-se uma opção vantajosa tanto em obras novas quanto em retrofit de sistemas antigos, como os tradicionais aquecedores a gás. Em comparação com esses sistemas, a economia gerada pode chegar a 75%.

Engenheiro da Komeco, Ronaldo Yano explica que a tecnologia inverter aumenta a eficiência do equipamento porque aproveita o calor do ambiente para aquecer a água e funciona de forma inteligente, com as funções liga e desliga acionadas pela variação da temperatura da água no reservatório. “A bomba tem capacidade de aquecer a água até 55°C no reservatório térmico e pode transformar um kilowatt de energia em 6,2 kW de calor”.

Yano explica que a definição do equipamento ideal para cada empreendimento depende de uma avaliação técnica detalhada. “Uma alternativa adotada por alguns hoteis e outros grandes usuários de água quente é a integração de sistemas, com uso de aquecimento solar associado a aquecedores a gás ou bombas de calor. A combinação de tecnologias oferece o melhor dos mundos, com ganhos de eficiência e uso de uma energia renovável em parte importante do processo”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *