blog

Início » Garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água

Garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água

Quando compramos algum equipamento é comum o vendedor informar o tempo de garantia do produto, o que acaba sendo um diferencial em muitos casos. Se você adquiriu ou vai adquirir ar-condicionado, aquecedor a gás ou aquecedor solar, certamente está interessado na garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água. Afinal, é seu direito e esse conhecimento pode contribuir caso você tenha problemas futuros. 

É importante entender que há dois tipos de garantia: a garantia legal e a garantia contratual. Entenda cada uma delas:

Diferença da Garantia Legal e Garantia Contratual

Garantia legal de equipamentos de climatização e aquecimento de água

A garantia prevista em lei para defeitos de fábrica de bens duráveis é de 90 dias, independentemente da marca do produto. Essa informação consta no Código de Defesa do Consumidor, artigo 26:

“O Direito de reclamar pelos vícios aparentes caduca em: II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis”.

Ou seja, a garantia cobre apenas defeitos de fabricação. Defeitos provenientes da instalação, manutenção ou mau uso do produto não são cobertos pela lei.

O técnico contratado poderá analisar qual a origem do problema e orientá-lo, mas fique ligado para não perder o prazo!

Garantia contratual de equipamentos de climatização e aquecimento de água

Além do prazo estipulado em lei, as empresas costumam dar uma garantia extra para o consumidor, chamada de garantia contratual, conforme o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor:

“A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito”.

No caso da Komeco, esse tipo de garantia é dado ao consumidor que fizer a instalação e manutenção (dependendo modelo) do equipamento com técnico credenciado da marca.

Para fazer a instalação com técnico credenciado, encontre um perto de você clicando aqui ou se informe no 0800-7014805.

Cada linha e produto da Komeco possui uma garantia contratual diferente que varia de 1 a 3 anos. Os produtos que não dependem de instalação, como no caso dos aparelhos portáteis, também garantem a garantia contratual.

Não confunda: garantia de instalação

Alguns técnicos oferecem uma garantia estendida pela instalação para certificar o consumidor que ele dará suporte caso haja problemas futuros. Não é a mesma garantia oferecida pela Komeco para defeitos de fabricação. Essa decisão parte do instalador e não cobre defeitos de fabricação, mas sim os defeitos decorrentes da instalação.

Garantia de peças

Quando o equipamento é novo, as peças que o compõem acompanham as garantias legal e contratual do produto. Quando esses prazos já terminaram e a peça é trocada, a garantia da nova peça é de 90 dias.

Ficou com alguma dúvida sobre a garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve. Abraços!

  1. boa tarde
    comprei aqecedor komeco 500l INOX 304 A P NA DATA 24/11/18 BALAROTI EM BALNEARIO CAMBORIU NF 707 245

    APRESENTOU VAZAMENTO NO MES DE AGOSTO

    GOSTARIA DA VISITA DO TECNICO

    1. Olá Augusto, bom dia.
      Queremos entender melhor a sua reclamação, você poderia me enviar seu número para contato?
      Aguardo seu retorno. 😉

  2. Bom dia
    Eu comprei um ar, porém depois de um tempo,( semana passada) o controle parou de funcionar completamente) já trocamos pilha e tudo e não volta a funcionar 48996635550

    1. Olá Juelmir, bom dia. Tudo bem?
      Se o aparelho estiver na da garantia, você poderá localizar uma assistência técnica autorizada Komeco para solicitar a troca do controle, através de uma ordem de serviço.
      Lembre-se que neste caso, é necessário ter em mãos a nota fiscal de compra do condicionador de ar.
      Localize um parceiro técnico através do link abaixo. 😉
      https://www.komeco.com.br/assistencia-tecnica/

    2. Olá Juelmir, bom dia. Tudo bem? Se o aparelho estiver na da garantia, você poderá localizar uma assistência técnica autorizada Komeco para solicitar a troca do controle, através de uma ordem de serviço.
      Lembre-se que neste caso, é necessário ter em mãos a nota fiscal de compra do condicionador de ar.
      Localize um parceiro técnico através do link abaixo. 😉
      https://www.komeco.com.br/assistencia-tecnica/

  3. Olá!
    Os links indicados para encontrar técnicos não estão funcionando, ambos estão dando erro. Poderiam me enviar os links corretos?
    Obrigada!

  4. Comprei um aquecedor da Komeco em 24/03/2021 e hoje ele apresentou defeito não fiz instalação com eles contratei outro profissional apenas para instalar na parede o equipamento, necessito de garantia do aparelho tem apenas 30 dias de instalado e uma semana de uso pois o inquilino se mudou em 15/04/2021 para o imóvel como resolver perco a garantia?

    1. Olá Madalena, tudo bem?

      Referente ao seu questionamento, solicitaremos ao nosso SAC entrar em contato via e-mail para lhe auxiliar com este problema.

      Qualquer dúvida ficamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *