Início » Economia de energia: especialistas dão dicas para aliviar a conta de luz o ano inteiro

Economia de energia: especialistas dão dicas para aliviar a conta de luz o ano inteiro

Uso racional de ar-condicionado e optar por energia solar e aquecimento a gás podem ajudar a diminuir o consumo não só na época mais quente do ano

 

Os gastos com energia elétrica no verão aumentam muito, principalmente devido ao uso constante de ar-condicionado nas residências e empresas. Além da necessidade de consumo excessivo, a crise energética tem alertado consumidores preocupados com os riscos de apagão. 

A boa notícia é que há como ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica lançando mão de algumas alternativas. Confira as dicas de especialistas no assunto para economizar energia elétrica o ano inteiro: 

Ar-condicionado pode gerar economia de até 40% 

O ar-condicionado, produto usado hoje por grande parte da população brasileira – cerca de 15% dos domicílios possuem o aparelho, pode gerar economia de 30% a 40% no verão, segundo o engenheiro da empresa brasileira Komeco Eder Kuntze. Mas para isso, é preciso tomar algumas atitudes. 

Uma das alternativas é optar por aparelhos Inverter, uma tecnologia que ajuda a reduzir o consumo de energia porque detecta o momento em que o ambiente precisa de menos refrigeração e acaba “trabalhando” menos. 

– Aparelhos sem a tecnologia desligam mais vezes que o necessário e, cada vez que ligam novamente, exigem mais energia – , explica. 

Porém, de nada adianta a tecnologia ser de ponta, mas o consumidor não colaborar. Ao comprar o aparelho é preciso observar a dimensão do ambiente de acordo com o BTU/h, unidade que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura do aparelho – quanto maior o ambiente ou incidência de sol no ambiente, maior será esse valor. 

Ao fazer a instalação é preciso escolher um técnico confiável e credenciado para a marca escolhida. A limpeza do filtro deve ser frequente e pode ser feito pelo próprio consumidor. Manter janelas e portas fechadas durante o uso também ajuda na economia. O mesmo deve ser feito com cortinas e persianas durante o dia para evitar esquentar ainda mais o local. Com esses e outros cuidados os aparelhos Inverter podem render uma boa economia no fim do mês e contribuir com o meio ambiente. 

Aquecimento solar e a gás 

Não é preciso esperar o inverno para começar a pensar no custo mais elevado do banho quente. Há hoje meios eficazes de consumo de energia como aquecimento solar e a gás que podem ser implementadas enquanto a procura ainda é baixa. 

Segundo o engenheiro da Komeco Maykel Motta, é possível economizar até 70% do consumo usado para aquecer a água de casa com os aquecedores solares. 

– A economia só não é de 100% porque temos alguns dias e meses do ano que não faz sol e a água não atinge a temperatura adequada para o banho, fazendo com que a pessoa precise usar outras formas de aquecimento – explica. 

Isso acontece porque a noite, no horário de pico, quando a maioria das pessoas está tomando banho, a água do reservatório do aquecedor não precisará consumir energia para esquentar. Durante o dia ela já foi coletada e permanece guardada quente até a hora do uso. 

Na conta de luz esse consumo pode ser de 20% para residências de classe média e 50% nas classes mais baixas, já que as mais altas costumam utilizar mais aparelhos elétricos em casa, gerando uma distribuição maior de gastos.

Além disso, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), divulgou recentemente que o aquecimento solar está 75% mais barato que a energia elétrica. 

Já os aquecedores a gás podem representar economia de 30% a 50% do gasto de energia elétrica com o chuveiro de uma casa, de acordo o engenheiro da Komeco Anderson Ferreira. Levando em conta que os gastos com banho representam pelo menos 25% da conta total de uma casa, essa forma de aquecimento pode ser vantajosa diante da crise energética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *