Solução atende grandes consumidores como hotéis e academias
A tecnologia pode ajudar a reduzir as despesas com gás e energia de grandes consumidores de água quente, como academias, hotéis e pousadas. A solução inclui a substituição de sistemas antigos por uma solução inteligente, que aciona ou desliga aquecedores a gás a partir da análise da demanda por água no empreendimento. A economia proporcionada pela inovação pode chegar a 40% no consumo de energia. Este sistema se aplica principalmente, onde não há viabilidade de instalação de reservatórios térmicos e em casos de demanda variável e sazonal.
Automatizado, o sistema desenvolvido pela catarinense Komeco funciona de forma até simples. Múltiplos aquecedores – até 25 no total – são instalados em sequência e podem ser ligados ou desligados de forma independente a partir de um comando eletrônico que aciona apenas as unidades estritamente necessárias para atender a necessidade. “Um caso hipotético ajuda a entender melhor o cenário. Se há uma demanda por 20 litros de água quente, acionar apenas um equipamento pode ser muito mais vantajoso do que acender uma caldeira com capacidade para aquecer grandes volumes que não serão usados”, diz o gerente de marketing da empresa, Fernando Castellan.
O sistema também oferece alta confiabilidade e eficiência. Caso algum aquecedor precise de manutenção, os demais entram em operação, evitando interrupções no fornecimento de água quente. Além disso, para aplicações industriais ou que exigem temperaturas mais altas, o sistema Cascata suporta até 85°C dos aquecedores, sendo ideal para demandas de água quente em larga escala. O controle do sistema é possível à distância, diretamente na tela do celular, pelo aplicativo Connect Komeco.