blog

post energia solar
Início » As principais diferenças entre energia solar térmica e fotovoltaica

As principais diferenças entre energia solar térmica e fotovoltaica

Muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre energia solar térmica e fotovoltaica. É normal confundir, já que ambos utilizam o sol como recurso. Para entender como cada sistema funciona, vale destacar a importância da fonte de energia.

O sol é um dos recursos naturais mais abundantes que existe. Nos últimos tempos a criação de soluções energéticas utilizando o sol como fonte tem se tornado uma alternativa viável, principalmente quando se trata de questões econômicas. O que muitas pessoas ainda não sabem, é que esse recurso pode ser utilizado de formas diferentes.

Entenda as diferenças:

Como já dito antes, a energia solar pode ser convertida em eletricidade através de um sistema fotovoltaico.  As vantagens em se obter um sistema são vários, dentre eles a economia, a redução na fatura de energia elétrica é considerável. O tempo de instalação é relativamente rápido e a partir do momento que o sistema é instalado já está ocorrendo o retorno do investimento. A energia pode ser aproveitada durante o período de geração e o excedente se transforma em créditos que vão para a concessionária e podem ser utilizados em outros períodos, como em dias com menor incidência de sol ou a noite.

Já o sistema de energia solar térmico utiliza o processo de condução de calor. As placas coletoras captam o calor do sol e fazem o aquecimento da água, que passa por tubos, chamados de serpentinas. Para o armazenamento de tal fluido é necessário um reservatório térmico, também conhecido como boiler. A utilização desse sistema é muito comum para aquecimento de água para banho, torneiras e piscinas.

Basicamente a principal diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica é o destino de cada uma delas. A fotovoltaica para geração de energia elétrica e solar térmica para aquecimento de fluidos. Uma faz uso do calor do sol e a outra de sua irradiação.

Para entender melhor como cada uma funciona e quais suas principais diferenças, preparamos um gráfico.

Ambos os sistemas são extremamente viáveis e eficientes. Além disso, tais alternativas têm ganhado popularidade tanto pelo baixo impacto ambiental quanto pela economia. Mas ainda existem dúvidas sobre os componentes de cada sistema e como são instalados.

Para ficar por dentro de todas essas informações acompanhe nosso blog.

Há 2 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *