blog

Início » Ar-condicionado Inverter: o que é e como funciona?

Ar-condicionado Inverter: o que é e como funciona?

O uso da tecnologia Inverter em ar-condicionado começou há poucos anos, quando pesquisadores da área consideraram os benefícios que ela poderia trazer ao equipamento e, consequentemente, ao consumidor. Entre as vantagens deste modelo está a economia de energia elétrica de cerca de 40% em relação ao equipamento convencional (não Inverter).

Mas antes de entender a diferença do ar-condicionado Inverter é preciso que você entenda como funciona um ar-condicionado comum.

O princípio de todo aparelho é a troca de temperatura do ambiente através da passagem do ar pela serpentina da evaporadora – a parte interna do equipamento, depois o ar refrigerado é devolvido ao ambiente. Nesse meio tempo ocorrem picos de energia.

Funciona assim:  

1 – O ventilador presente dentro da evaporadora suga o ar do ambiente fazendo-o passar por um conjunto de serpentinas.

2 – Nessas serpentinas se encontra o fluido refrigerante, popularmente conhecido como gás, que refrigera ou esquenta o ar de acordo com a temperatura que foi escolhida pelo consumidor. O responsável pela circulação do gás dentro do aparelho é o compressor.

3 – Depois que o ar entra pela evaporadora e passa pelas serpentinas, ele é “devolvido” para o ambiente. O ciclo se repete inúmeras vezes para que se atinja a temperatura escolhida.

Exemplo: se você optou por 20o C, o ar que entra será resfriado aos poucos até atingir essa temperatura.

4 – Quem mede a temperatura do ar que volta para o ar-condicionado é o termostato. Quando ele percebe que o ar do ambiente já atingiu a temperatura desejada pelo consumidor ele desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do ar-condicionado.

5 – Com o tempo a temperatura do ambiente começa a variar novamente. Com isso o compressor é acionado novamente para fazer circular o gás que vai esfriar ou esquentar o ar.

Esse ciclo de “liga e desliga” do compressor se repete várias vezes gerando picos de tensão. É isso que causa o excesso de consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado.

Mas então, qual é a diferença do Inverter?

A grande diferença é que os aparelhos de ar condicionado split Inverter mantêm a temperatura constante, com pouca oscilação de energia.

Para você entender: o compressor Inverter opera com velocidade de rotação variável, sem desligar o tempo todo. Em vez de dar picos de energia para ligar e desligar, ele se mantém estável. Isso faz com que a temperatura não oscile no ambiente e não haja a necessidade de gastar mais energia ligando e desligando o compressor. É esta a grande diferença que faz do modelo Inverter um aliado da economia.

Outra característica é o gás refrigerante usado nesses tipos de aparelho: o R410A. Ele é chamado de “gás ecológico” porque não atinge a camada de ozônio.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o ar-condicionado com tecnologia Inverter? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *