Início » Abastecimento de água quente em prédios altos é desafio para engenheiros

Abastecimento de água quente em prédios altos é desafio para engenheiros

SEMINÁRIO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, NESTA QUINTA-FEIRA (20), IRÁ DISCUTIR NORMAS TÉCNICAS E ABRIR ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES

Balneário Camboriú é exemplo no Brasil de uma tendência de verticalização e grandes alturas em empreendimentos residenciais e comerciais. A cidade tem os dez maiores prédios do Brasil, incluindo o mais alto deles, com 290 metros e 84 pavimentos. É ainda a segunda no ranking da proporção da população que mora em apartamentos – 57,22%, segundo o IBGE, perdendo apenas para Santos (SP). Este novo contexto de ocupação urbana traz uma série de desafios para todos os setores envolvidos na construção civil e um deles é estratégico: garantir água com pressão e temperatura adequadas em todos os andares mesmo nos horários de pico de uso do chuveiro.

“A solução para estes casos envolve inovação e muito planejamento, pois cada projeto é único e necessita de soluções específicas”, afirma Ronaldo Yano, engenheiro da Komeco, empresa catarinense que tem um setor exclusivo para desenvolvimento de projetos para grandes empreendimentos, sejam residenciais, industriais ou hoteleiros.  Segundo ele, é necessário analisar três aspectos para identificar a melhor solução – o projeto arquitetônico, a disponibilidade de infraestrutura e o projeto hidráulico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *