Quando compramos algum equipamento é comum o vendedor informar o tempo de garantia do produto, o que acaba sendo um diferencial em muitos casos. Se você adquiriu ou vai adquirir ar-condicionado, aquecedor a gás ou aquecedor solar, certamente está interessado na garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água. Afinal, é seu direito e esse conhecimento pode contribuir caso você tenha problemas futuros.
É importante entender que há dois tipos de garantia: a garantia legal e a garantia contratual. Entenda cada uma delas:
Diferença da Garantia Legal e Garantia Contratual
Garantia legal de equipamentos de climatização e aquecimento de água
A garantia prevista em lei para defeitos de fábrica de bens duráveis é de 90 dias, independentemente da marca do produto. Essa informação consta no Código de Defesa do Consumidor, artigo 26:
“O Direito de reclamar pelos vícios aparentes caduca em: II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis”.
Ou seja, a garantia cobre apenas defeitos de fabricação. Defeitos provenientes da instalação, manutenção ou mau uso do produto não são cobertos pela lei.
O técnico contratado poderá analisar qual a origem do problema e orientá-lo, mas fique ligado para não perder o prazo!
Garantia contratual de equipamentos de climatização e aquecimento de água
Além do prazo estipulado em lei, as empresas costumam dar uma garantia extra para o consumidor, chamada de garantia contratual, conforme o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor:
“A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito”.
No caso da Komeco, esse tipo de garantia é dado ao consumidor que fizer a instalação e manutenção (dependendo modelo) do equipamento com técnico credenciado da marca.
Para fazer a instalação com técnico credenciado, encontre um perto de você clicando aqui ou se informe no 0800-7014805.
Cada linha e produto da Komeco possui uma garantia contratual diferente que varia de 1 a 3 anos. Os produtos que não dependem de instalação, como no caso dos aparelhos portáteis, também garantem a garantia contratual.
Não confunda: garantia de instalação
Alguns técnicos oferecem uma garantia estendida pela instalação para certificar o consumidor que ele dará suporte caso haja problemas futuros. Não é a mesma garantia oferecida pela Komeco para defeitos de fabricação. Essa decisão parte do instalador e não cobre defeitos de fabricação, mas sim os defeitos decorrentes da instalação.
Garantia de peças
Quando o equipamento é novo, as peças que o compõem acompanham as garantias legal e contratual do produto. Quando esses prazos já terminaram e a peça é trocada, a garantia da nova peça é de 90 dias.
Ficou com alguma dúvida sobre a garantia de equipamentos de climatização e aquecimento de água? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve. Abraços!
boa tarde
comprei aqecedor komeco 500l INOX 304 A P NA DATA 24/11/18 BALAROTI EM BALNEARIO CAMBORIU NF 707 245
APRESENTOU VAZAMENTO NO MES DE AGOSTO
GOSTARIA DA VISITA DO TECNICO
Olá Augusto, bom dia.
Queremos entender melhor a sua reclamação, você poderia me enviar seu número para contato?
Aguardo seu retorno. 😉
Bom dia
Eu comprei um ar, porém depois de um tempo,( semana passada) o controle parou de funcionar completamente) já trocamos pilha e tudo e não volta a funcionar 48996635550
Olá Juelmir, bom dia. Tudo bem?
Se o aparelho estiver na da garantia, você poderá localizar uma assistência técnica autorizada Komeco para solicitar a troca do controle, através de uma ordem de serviço.
Lembre-se que neste caso, é necessário ter em mãos a nota fiscal de compra do condicionador de ar.
Localize um parceiro técnico através do link abaixo. 😉
https://www.komeco.com.br/assistencia-tecnica/
Olá Juelmir, bom dia. Tudo bem? Se o aparelho estiver na da garantia, você poderá localizar uma assistência técnica autorizada Komeco para solicitar a troca do controle, através de uma ordem de serviço.
Lembre-se que neste caso, é necessário ter em mãos a nota fiscal de compra do condicionador de ar.
Localize um parceiro técnico através do link abaixo. 😉
https://www.komeco.com.br/assistencia-tecnica/
Olá!
Os links indicados para encontrar técnicos não estão funcionando, ambos estão dando erro. Poderiam me enviar os links corretos?
Obrigada!
Olá, tudo bem? Você pode conferir quais são as assistências técnicas credenciadas mais próximas de você em nosso site: https://www.komeco.com.br/assistencia-tecnica/
Qualquer dúvida é só nos chamar! ;D
Comprei um aquecedor da Komeco em 24/03/2021 e hoje ele apresentou defeito não fiz instalação com eles contratei outro profissional apenas para instalar na parede o equipamento, necessito de garantia do aparelho tem apenas 30 dias de instalado e uma semana de uso pois o inquilino se mudou em 15/04/2021 para o imóvel como resolver perco a garantia?
Olá Madalena, tudo bem?
Referente ao seu questionamento, solicitaremos ao nosso SAC entrar em contato via e-mail para lhe auxiliar com este problema.
Qualquer dúvida ficamos a disposição!
Boa noite!!!
Este é o terceiro aquecedor komeco q compro em 15 anos,os 2 primeiros duraram vários anos sem problemas quando estragaram o conserto não valia a pena e foram bem usados !!! Agora o terceiro não durou 2 anos e agora apresentou um problema erro 40 !!! Quero saber como a garantia vai resolver isto??? Já que tem 3 anos de garantia!!!
Att,
Gustavo Nunes da Silva.
Bom dia, Sr. Gustavo, sua mensagem foi encaminhada para nosso Serviço de Atendimento ao Cliente Komeco (SAC). Nossa equipe entrará em contato através do seu e-mail para devidos esclarecimentos. Agradecemos o contato, qualquer dúvida, estamos à disposição através dos fones do SAC 4007 1806 (ligações de celular) ou 0800 701 4805 (ligações de fixo).