A Komeco apoia neste ano o Projeto X – Lazer e Cidadania da Associação Catarinense da Síndrome do X-Frágil, localizada em Florianópolis (SC). O projeto começou a ser idealizado há dois anos e será colocado em prática ao longo de 2016.
O projeto será realizado na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José (SC), com data de início a ser definida pela organização. Contará com oficinas de atividades físicas, recreativas e esportivas para 20 pessoas que possuem a Síndrome do X-Frágil (SXF) residentes da Grande Florianópolis por um período de nove meses.
As atividades ocorrerão no contra-turno escolar e envolverão crianças acima de oito anos, adolescentes e adultos, preferencialmente com baixa renda, estudantes de escolas públicas, APAEs e também da FCEE.
Síndrome do X-Frágil
A Síndrome do X-Frágil é a 2ª causa genética mais comum de atraso mental e a causa conhecida mais comum do autismo. Está diretamente ligada a um defeito no cromossomo X, que contém a causa mais frequente do comprometimento intelectual com caráter hereditário, afetando o desenvolvimento intelectual e o comportamento. Um em cada 4 mil homens (nascidos vivos) e uma em cada 6 mil mulheres (nascidas vivas) são afetados por essa Síndrome.