blog

Início » Aquecedor solar: saiba como ele surgiu

Aquecedor solar: saiba como ele surgiu

O aquecedor solar é hoje a melhor forma de poupar energia elétrica para o aquecimento da água, já que ele ocorre por meio do calor do sol, uma fonte gratuita de energia e que não afeta o meio ambiente. Mas você sabe como este produto surgiu?

A história do aquecedor solar

O uso do vidro como matéria-prima comum no século XIII levou algumas pessoas da época a pensarem em captar a energia do sol através dele. Tudo começou (pelo menos segundo os registros mais antigos) com as experiências do cientista suíço Horace de Saussure, em 1767.

Ele descobriu que a água poderia ser aquecida através de uma caixa revestida com isolamento térmico. Observando que um ambiente fechado com vidros se tornava mais quente quando os raios de sol passavam por eles, o cientista construiu uma estufa especial com caixas de vidro de tamanhos diferentes que pudessem ser colocadas uma dentro da outra.

Essa estufa foi posta ao sol sobre uma mesa de superfície preta. Depois de um tempo, Saussure  notou que a caixa externa tinha temperatura mais baixa que as internas.

Já em 1830 um químico inglês, John Herschel, fez uma expedição para a África do Sul e também construiu uma caixa preta coberta por vidros para aquecer alimentos.

Outro americano, Samuel Langley, viajou para a Califórnia em 1881 a fim de estudar os efeitos da energia solar. Lá ele fez experimentos com a mesma caixa usada por Saussure e os relatou na Revista Nature. Ele descobriu que a temperatura da água subiu acima do ponto de ebulição e concluiu que se podia ferver água mesmo em lugares muito frios.

Tempos depois, em 1896, também nos Estados Unidos, Clarence Kemp patenteou um aquecedor comercial que era feito de tanques de cobre que ficavam dentro de uma caixa de madeira com isolamento térmico e vidro na cobertura. Chamado de “Climax System”, o aquecedor tinha um problema: perdia calor durante a noite.

Em 1909, outro norte-americano, William Bailey, patentetou um modelo baseado na ideia de Kemp, mas que conseguia manter o calor a noite. O mesmo modelo é hoje usado em todo o mundo com algumas evoluções, proporcionando valores mais em conta, produtos mais leves e duráveis, além de bem mais eficientes.

Aquecedor solar no Brasil

Os primeiros aquecedores surgiram no Brasil nos anos 1970, fruto da crise do petróleo. Até então, haviam poucos brasileiros especializados no produto.

Nos anos 1980 surgiram os testes de qualificação, de equipamentos e normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao setor, o que deu início à profissionalização da área.

Já na década de 1990 o mercado se tornou mais exigente. Consequentemente a qualidade dos aquecedores solares foi aumentando e o preço diminuindo, o que facilitou a sua popularização.

Gostou dessa história? Deixe seu comentário com dúvidas e sugestões para o nosso blog. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *