Desenvolvimento de equipamentos mais eficientes com produção nacional e apoio em projetos de geração de energia são estratégias da empresa
A catarinense Komeco, que se tornou nacionalmente conhecida pelos aparelhos de ar-condicionado, colhe resultados de uma mudança estratégica de atuação e projeta crescer acima do mercado, mantendo o ritmo de expansão e de resultados nos próximos anos. A empresa ampliou investimentos em pesquisa e desenvolvimento, inaugurou nova fábrica, ingressou em mercados que ainda não explorava – com lançamento de linhas de equipamentos para piscinas e de carregadores de carros elétricos –, e reforçou a presença nos segmentos de aquecimento de água a gás, aquecimento solar de água, geração de energia fotovoltaica, bombas e pressurizadores. Um dos projetos de maior envergadura foi a construção de uma fábrica em São José (SC).
A nova unidade tem 5 mil metros quadrados de área e capacidade para produzir 2,5 mil reservatórios térmicos e 10 mil coletores para aquecimento de água por mês. De lá saem componentes com alta tecnologia, resultado dos mais de 30 anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e do forte foco em projetos de inovação nos últimos três anos pelas equipes internas de engenharia e P&D. O ganho de eficiência energética dos equipamentos foi de 15% graças a mudanças em materiais utilizados e na forma da montagem das placas para aumentar a capacidade de absorção da radiação solar e aperfeiçoar o isolamento térmico.
“Quando falamos de abastecimento de água quente, precisamos pensar em primeiro lugar no conforto do usuário”, diz o gerente de Marketing da Komeco, Fernando Castellan. “A eficiência energética de nossas soluções é um ponto estratégico, e não medimos esforços em buscar inovações, materiais e novos recursos para entregarmos o melhor para nossos clientes – revendas e consumidores”.
Inovação
A Komeco mantém um setor de engenharia aplicada que auxilia os clientes na definição de projetos em áreas como geração de energia fotovoltaica ou de aquecimento de água. O trabalho parte do diagnóstico das necessidades do consumidor e das características do projeto. “Uma empresa ou residência com oferta de área de teto e consumo de energia elétrica vai colher melhores resultados com um projeto de energia fotovoltaica, que pode reduzir em 90% o valor da fatura de energia elétrica do imóvel”, explica o engenheiro Ronaldo Yano, gerente de Aquecimento de Água Solar da Komeco. “Já uma casa ou hotel com grande demanda por água quente pode ter maiores benefícios com a implantação de placas de aquecimento solar e um bom reservatório térmico”, compara. “A solução ideal para diferentes necessidades exige uma análise individualizada”.
Em alguns casos, a opção mais indicada são os aquecedores a gás. Para ganhar espaço neste e em outros mercados, a Komeco aposta em inovação. A empresa desenvolveu linhas com design diferenciado para atender a demanda de decoradores e arquitetos que projetam espaços internos integrados e até uma linha que pode ser instalada do lado de fora da residência. Também aposta na tecnologia de conectividade, com a possibilidade de controle dos equipamentos pelo celular, por meio do Wi-Fi.
“Os modelos mais antigos, que o consumidor conhecia pela necessidade de um banho mais confortável, estão sendo substituídos por novos equipamentos, que permitem programação da temperatura ideal do banho, horário de funcionamento do aparelho e controle por comando de voz, integrados a recursos como Alexa ou Google Assistente”, detalha Castellan.
“A automação residencial está tomando conta de todas as áreas residenciais e comerciais. Os construtores, empreendedores e empresários podem tirar muita vantagem dos sistemas que permitem o controle, acompanhamento e gestão dos sistemas de aquecimento de água pelo aplicativo Connect Komeco. Os usuários domésticos também usufruem da tecnologia, que oferece muito mais comodidade e acesso aos equipamentos utilizados em casa”.
Novos mercados
A inovação também é diferencial de lançamentos em um novo segmento de atuação da empresa, as soluções para piscinas, com equipamentos que podem ser acionados ou desligados de forma remota e uma bomba de calor com sistema inteligente de controle aquecimento que reduz pela metade o consumo de energia em comparação com equipamentos convencionais. Ainda este ano, em duas das mais importantes feiras dos setores – Expolazer e Equipotel –, a empresa apresentou ao mercado novidades exclusivas, nos segmentos de piscina e em soluções de eficiência energética para aquecimento de água e economia de energia elétrica.
O segmento de carros elétricos, que agora também compõe o portfólio da Komeco, está em alta: o acumulado dos quatro primeiros meses de 2024 totaliza 51.296 leves eletrificados emplacados, com um aumento de 162% sobre o mesmo período de 2023 (19.579), segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abave). Para disputar este mercado, a Komeco lançou carregador com conectividade via Wi-Fi, RFID e Bluetooth, em versões que proporcionam uma velocidade de recarga superior aos produtos portáteis entregues pelas montadoras. Pode ainda ser controlado por meio do aplicativo Connect Komeco, que acompanha o carregamento em tempo real e envia notificações para o celular. “É um mercado em expansão, que agrega grandes players, o que exige a oferta de soluções robustas com confiabilidade, segurança e garantia nacional”, conclui Castellan.