Em algumas regiões do Brasil, o inverno é muito mais rigoroso, assim, exige dos moradores uma preparação para passar pela estação com mais conforto, em especial aqueles que contam com o seu próprio sistema de aquecimento solar. Isso porque as baixas temperaturas e os impactos podem interferir bastante no rendimento do aquecedor solar e até mesmo danificar o coletor e/ou outros componentes do sistema de aquecimento.
Para isso, existem coletores solares que são preparados para a alta resistência e suportam intempéries da natureza. Em sua maioria, características como vidro termo endurecido ou até o vidro temperado, serpentina em inox e válvula anti-congelamento, são ótimas maneiras de prevenir os efeitos causados pelo congelamento.
Continue lendo, assim, você entenderá a importância de cada uma delas:
Vidro termo endurecido contra impactos
É frequente as chuvas de granizo em alguns locais no Brasil, principalmente, no inverno. Quem possui os sistemas de aquecimento solar ou pretende futuramente investir, deve analisar a incidência dos impactos antes do investimento, assim, evitar contratempos e prejuízo maiores. A solução ideal é optar por coletores solares que possuem vidro termo endurecido.
O vidro temperado (prismático), possui uma resistência ainda maior definida por norma NBR 14698. São caracteristicas de resistênca ao choque mecânico e térmico.
Coletor solar com serpentina em inox
O coletor solar com serpentina em inox é mais resistente do que o coletor de cobre nos casos de congelamento da água e dá mais segurança contra rompimentos causados pelo congelamento. Se você mora em regiões muito frias pode optar pelo modelo AMBIENT PRIME da Komeco, com serpentina em inox.
A linha AMBIENT da Komeco é ideal para regiões de clima muito frio ou com águas corrosivas. Afinal, os coletores possuem maior resistência ao congelamento da água e grande capacidade de aquecimento.
Válvula anti-congelamento
A válvula anti-congelamento protege a bateria de coletores solares contra temperaturas muito baixas, sem necessitar de instalação elétrica. Ela serve basicamente para liberar a circulação de água no sistema se a temperatura chegar próxima ao congelamento.
Como evitar o congelamento do coletor solar:
Em sistema de circulação forçada
Verifique se a função anti-congelamento do controlador diferencial está ativada. O ideal é que essa função esteja configurada para acionar em 8ºC.
Em sistema termossifão
Verifique o funcionamento das válvulas anti-congelamento e caso o seu sistema não possua essa funcionalidade, faça a drenagem dos coletores e mantenha-os vazios no período noturno
Quer evitar as dores de cabeça com o congelamento do seu coletor solar?
Antes de adquirir um sistema de aquecimento solar, consulte um profissional especializado e credenciado pela Komeco. Assim, é possível que ele desenvolva o melhor projeto para a sua necessidade.