Durante a gravidez as mudanças hormonais afetam as mulheres, principalmente no verão. O ar-condicionado é um ótimo aliado para evitar sintomas comuns dessa época como pressão baixa, retenção de líquido e enjoos. O calorão também pode causar falta de hidratação corporal e, consequentemente, perda de líquido aminiótico, prejudicando o bebê.
O conforto térmico proporcionado pelo ar-condicionado é essencial para as futuras mamães descansarem ou trabalharem. Veja os cuidados que se deve tomar nessa época ao usar o ar-condicionado:
Cuidados com o ar-condicionado na gravidez
Não exagere: evite deixar a temperatura muito baixa no ambiente, o ideal é de 20oC a 24oC, que é a temperatura considerada adequada para gerar conforto térmico. Evite ficar com pouca roupa no ambiente com ar-condicionado para não ter um choque térmico ao sair dele. Lembre-se que a imunidade da grávida é mais baixa. As mesmas regras valem para quando a mulher estiver amamentando.
Outro problema é o ressecamento das vias aéreas, já que o ar-condicionado pode deixar o ambiente mais seco. Utilize uma vasilha com água no ambiente para umedecê-lo ou até mesmo um umidificador. E sempre mantenha os filtros sempre limpos para evitar acúmulo de poeira.
Depois que o bebê nascer a mulher poderá continuar utilizando o ar-condicionado, já que ele também faz bem para o bebê, tanto na função fria, quanto na quente. Só precisará tomar os devidos cuidados para usufruir do ar-condicionado com saúde.
Você está usando o ar-condicionado na gravidez? Como ele tem beneficiado seu dia a dia? Conte para a gente! 🙂