A qualidade do atendimento ao cliente é um dos pontos fundamentais do seu serviço. Um cliente satisfeito tende a lembrar de você nas próximas vezes em que precisar de assistência e poderá indicá-lo a outras pessoas.
Ao realizar o atendimento lembre-se que as pessoas são diferentes, algumas exigem mais atenção, outras são mais desconfiadas, outras querem que o problema seja resolvido com rapidez. Independentemente de quem seja seu cliente, uma coisa é certa: todos eles esperam que você os trate com respeito e demonstre conhecimento.
Para melhorar seu atendimento e conseguir cada vez mais clientes satisfeitos, confira as dicas que preparamos:
6 dicas para atender bem o cliente
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Aparência
A aparência física é extremamente importante para passar confiança. A maneira que uma pessoa se veste diz muito sobre ela: se ela é desleixada ou se é preocupada com detalhes. Procure usar roupas confortáveis no atendimento, mas que demonstrem que você trabalha com seriedade, sem deixar muitas partes do corpo à mostra. Dê preferência para calças jeans, camisetas, camisas polo ou uniformes. Além disso, mantenha as unhas cortadas e limpas e barba e cabelos aparados.
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Simpatia
Seja simpático com todos. Dar bom dia ou pedir licença é o mínimo que se espera de um atendimento. Surpreenda seu cliente demonstrando interesse em explicar o problema e como ele foi resolvido. Se ele não se mostrar receptivo, não siga em frente com a conversa. O mesmo vale para assuntos cotidianos. Se ele puxar assunto você pode conversar, mas mantenha-se focado no seu trabalho e não se estenda demais. Isso pode prejudicar seu atendimento e passar a ideia de que você não está comprometido com o que foi fazer.
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Seja gentil com crianças e animais
Se você não leva jeito com crianças ou tem medo de animais, pode pedir ao cliente que os retire do ambiente por precaução. Mostre-se preocupado com a segurança deles.
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Dê dicas
Dar dicas de uso e manutenção é uma ótima forma de ganhar a confiança do cliente e fazer ele lhe procurar outras vezes. Ensine-o a limpar o aparelho, informe sobre manutenção preventiva, fale sobre como ele pode economizar energia elétrica com o ar-condicionado.
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Deixe tudo limpo e organizado
Ao final do atendimento deixe o ambiente limpo e organizado. Coloque os itens que tirou do lugar de volta e peça uma vassoura ou um pano para fazer a limpeza. Muitos clientes nem sabem que haverá sujeira e deixar tudo limpo é uma forma de surpreendê-lo. Avisar antes de começar o serviço de que você fará sujeira ou barulho também é importante, já que a pessoa pode querer tirar objetos do local ou pode ter alguém dormindo na casa que se sentirá incomodado.
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Reafirme seu comprometimento com o cliente
Antes de ir embora, relembre o cliente que ele poderá contar com você sempre que precisar. Deixe um telefone ou e-mail para contato e se mostre interessado em ajudar. Anote também o número dele para que você possa oferecer serviços extras. Você tem outras formas de atender bem o cliente e gostaria de compartilhar com a gente? Utilize os comentários abaixo. Queremos saber a sua opinião!