50% dos produtos da Komeco já são produzidos no país
As grandes variações de temperatura em todo o Brasil aumentam a procura por soluções para amenizar os efeitos do tempo no corpo com a climatização de ambientes, seja residencial ou comercial. Para suprir essa grande demanda dos produtos e atender as exigências de qualidade e evitar um aumento nos preços, a Komeco iniciou a produção no país, se tornando a maior fábrica brasileira de condicionadores de ar.
O desafio estrutural foi ao encontro da problemática criada pelo aumentou dos impostos para importação, que reduziu os players do setor de 32 para cerca de 8. “Sabemos que os consumidores fazem sua escolha pelo preço. Com a produção nacional conseguimos atender a necessidade do consumidor final, mantendo um valor competitivo com itens de qualidade”, conta o presidente da Komeco, Denisson Moura de Freitas.
A empresa, que tem uma média de crescimento de 80% ao longo dos anos, atende a mais de 10 mil clientes em todos os cantos do país, no Uruguai e Paraguai, totalizando 4 mil pontos de venda. As soluções oferecidas pela marca para deixar o clima mais ameno vão de ar condicionado, aquecedores de água solar e a gás, desumidificadores a climatizadores, chegando a mais de 3 milhões de ambientes, residenciais ou comerciais.
Fabricação própria
Ciente da barreira gerada pela concorrência de preços, a Komeco encontrou na fabricação de produtos no país um aliado com a redução dos impostos recorrentes da importação. A maior fábrica brasileira de condicionador de ar foi construída em Manaus, no coração da indústria nacional, com 12.000m² de área.
Os aquecedores solares também têm seu foco de produção no Brasil, na cidade de São José, em Santa Catarina. Com 2.200m² e capacidade produtiva para atender todo o Brasil.
Estrutura
Essencialmente brasileira, a matriz da Komeco está no sul do país na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. A estrutura de 2.000.000m² com aproximadamente 45.000m² de área construida, conta com 1,5 milhões m² de área de preservação e com a utilização de itens para redução do impacto ambiental, como pavimentação externa permeável para reaproveitamento das águas das chuvas e um sistema de coleta de energia solar.
Ao todo, a empresa trabalha com 400 colaboradores diretos e 4 mil indiretos.
Grupo Komlog
A Komeco faz parte de um grupo empreendedor, o Komlog, que está há 20 anos no mercado brasileiro e trabalha com três outras frentes de negócios: a Bella Casa, com bens de consumo; a Fino Trato, direcionada para pisos; e a Komdelli, maior fábrica da América Latina de processamento de salmão congelado.