Para garantir a qualidade de seus produtos, a Komeco apresenta detalhes dos testes aos quais os módulos fotovoltaicos são submetidos.
Os testes asseguram que os módulos cheguem em perfeitas condições para gerar energia solar com máxima eficiência e durabilidade.
Entenda o passo a passo do processo de testes que a Komeco realiza:
Existem normas internacionais, dentre elas a IEC 61215, que trata justamente da qualidade dos módulos solares. Dentre o conjunto dos 18 testes necessários para se obter o certificado de qualidade, destacamos dois que são fundamentais:
- Teste de calor e umidade:
Nesse teste (DH1000), os módulos da Komeco são submetidos a uma câmara climática com temperatura de 85oC e umidade relativa de 85% durante 1.000 horas. Isso prevê uma vida útil de 20 anos.
Embora esse teste possa estimar quanto tempo um módulo dura, o intuito é principalmente colocá-los em condições extremas para que num curto período de tempo, possíveis falhas possam ser identificadas.
Para as regiões litorâneas esse teste de calor e umidade é essencial, pois os produtos ficam ainda mais expostos as condições de maresia, vento e calor.
Teste de ciclo térmico:
Esse teste é realizado com objetivo de determinar a capacidade do módulo de resistir a mudanças repentinas de temperaturas extremas. Os módulos da Komeco são submetidos a ciclos de aquecimento e resfriamento, causando o estresse necessário para identificar defeitos de fabricação que possam causar redução de eficiência.
São realizados 200 ciclos de 6 horas, nos quais os módulos são submetidos a temperaturas de -40°C a +85°C, cada temperatura com permanência mínima de 10 minutos.
Após serem verificados os resultados dos 18 testes da IEC 61215, e todos os requisitos forem aprovados, nós recebemos um certificado de conformidade.
Após produção fabril, quando os módulos chegam para comercialização, a equipe de controle de qualidade da Komeco realiza mais testes, retirando amostragem para certificação de que não houve danos de transporte e nem falhas na produção. Os testes são realizados no laboratório de electroluminescência e novamente exposto ao tempo para certificar que o lote está em perfeitas condições.
O controle de qualidade consiste em três análises, que são realizadas no desenvolvimento do módulo e também quando o produto já foi fabricado. Entenda melhor:
Teste de exposição ao ar livre – O objetivo é uma avaliação preliminar da capacidade do módulo para suportar a mais uma exposição ao ar livre.
Teste de electroluminescência e Levantamento da curva I-V.
A determinação da curva I-V é imprescindível, pois é através dela que se obtêm informações sobre o desempenho do módulo.
Além de todos os testes anteriores, ainda temos profissionais capacitados que acompanham a produção em massa e os embarques de cada lote dos nossos produtos, garantindo a qualidade e os diferenciais dos produtos Komeco.
Tem alguma dúvida sobre eficiência e garantia dos módulos? Comenta aqui.
iNSTALEI UM SITEMA DA KOMECO EM MINHA CASA, ESTOU SUPER SATISFEITO, POIS A PRODUÇÃO DE ENERGIA ESTÁ ALEM DO QUE FOI PROJETADO, QUER DIZER A RENTABILIDADE DO SISTEMA É BEM MAIOR DO QUE EU TINHA COMO ESPECTATIVA.
PARABÉNS KOMECO, EMPRESA REALMENTE RES´PONSÁVEL E COM PRODUTOS DE PRIMEIRA LINHA.
VAMOS ECONOMIZAR ENERGIA COM PRODUTOS KOMECO, O BRASIL E VC. TAMBÉM VAI AGRADECER.
Olá Valdair,
Ficamos felizes em saber que seu sistema está indo além da expectativa!