O uso de energia solar para aquecer a água é sem dúvidas a solução mais econômica e sustentável disponível atualmente. Porém, depender somente da energia do sol não é garantia de que essa fonte de calor estará disponível a qualquer momento. Afinal, em dias nublados é preciso que um sistema de apoio entre em ação a fim de suprir a necessidade de água quente.
Nessas horas um aquecedor a gás se torna a alternativa mais eficiente e econômica, levando em consideração as altíssimas taxas atuais de gás e energia elétrica. Diante dessa informação, o uso de um aquecedor a gás com função solar embarcada pode economizar uma quantidade expressiva de gás e energia.
Para que você tenha um bom entendimento do que é função solar e suas vantagens, abaixo, você conhecerá como funciona um aquecimento solar padrão e quais tipos de apoio é possível encontrar.
Como funciona o aquecimento solar padrão
Um aquecimento solar de água padrão possui um sistema de placas coletoras expostas ao sol conectadas ao reservatório térmico que receberá essa água aquecida e armazenará para uso nos pontos de consumo.
Pode acontecer, em um determinado momento, deste aquecimento solar não dar mais conta de todo o consumo. Ou seja, nem sempre a energia fornecida pelo sol é capaz de aquecer o volume de água desejada, devido as condições climáticas como dias nublados ou dias frios.
É necessária uma fonte auxiliar de aquecimento, essa fonte pode ser uma resistência elétrica dentro do reservatório térmico, ou um aquecedor de água a gás. Esses sistemas auxiliares podem ser aplicados de maneiras diferentes e vamos mostrar como a função solar é a maneira mais econômica e sustentável para residências.
Resistência elétrica como apoio;
Quando utilizamos a resistência elétrica como apoio para aquecer a água dentro do reservatório térmico, ela ficará ligada por um longo período de tempo até que toda água do reservatório esteja aquecida. Isso representa um alto consumo de energia elétrica e um longo período de tempo para esquentar todo volume de água.
Aquecedor de água a gás como apoio;
Há duas maneiras de utilizar os aquecedores a gás como apoio: apoio no reservatório e apoio no ponto de consumo.
O aquecedor a gás como apoio no reservatório funciona da seguinte maneira. Coloca-se um aquecedor a gás em paralelo as placas solares e ao reservatório térmico. Assim, a água quente recirculará entre o aquecedor e o reservatório até aquecer a água de acordo com a temperatura programada em um controlador externo. Isso significa que você pode ter um consumo demasiado de gás, assim como um tempo de aquecimento maior. Essa maneira de apoio cumpre a mesma função da resistência elétrica, porém com mais economia de energia elétrica.
A maneira mais econômica e sustentável é quando se utiliza o aquecedor a gás como apoio nos pontos de consumo. Ou seja, o uso do aquecedor de água a gás em série com a distribuição de água. Assim, a água sairá do reservatório térmico e passará pelo aquecedor a gás somente quando tiver abertura de um ponto de consumo de água quente (torneiras, chuveiros, duchas etc.). Diferente da maneira anterior, não há circulação de água entre o aquecedor a gás e o reservatório térmico de água. Para utilizar essa configuração é necessário que o aquecedor a gás em questão tenha a função solar integrada ao sistema.
Você sabe o que significa a função solar no seu aquecedor a gás?
A função solar é uma tecnologia presente em alguns modelos específicos de aquecedores a gás digitais. Representa mais comodidade na hora de economizar gás e energia elétrica.
Como funciona a função solar no seu aquecedor?
Quando a função solar está ativa no aquecedor, ele recebe a água pré-aquecida proveniente do sistema de aquecimento solar e, se necessário, aquece a água para chegar na temperatura programada.
Quando a temperatura de entrada for próxima da desejada no painel do aquecedor, ele permanecerá em espera, não ligando a chama. Se ao longo do uso a água quente contida no reservatório começar a esfriar e ficar abaixo da temperatura selecionada o sistema iniciará o funcionamento ligando a chama e aquecendo a água.
Como a água de entrada no aquecedor a gás já está levemente aquecida, o aquecedor a gás trabalhará com uma potência mais reduzida economizando gás e energia elétrica, acrescentando apenas o pouco de calor requerido.
Quando e porque utilizar um aquecedor a gás com função solar?
Para aqueles dias chuvosos, nublados ou mesmo em épocas do ano onde o seu sistema de aquecimento solar não dá conta de absorver a energia do sol e suprir o fornecimento de água quente em todos os pontos de consumo, ter um aquecedor a gás que possua a função solar pode ser bastante útil. Dessa forma, a sua residência não sofrerá com a falta de água quente, visto que o aquecedor a gás trabalhará em conjunto, como forma de apoio ao aquecimento solar.
Outro fator decisivo é a economia gerada. Já sabemos o quão econômico a energia solar pode ser para o seu lar. Desse modo, quando o aquecimento solar estiver funcionamento plenamente, a necessidade de consumo de gás será mínima ou igual a zero. Por outro lado, quando a energia captada pelo seu sistema solar for pouca, qualquer apoio para regular a temperatura do display representará economia de gás ao seu aquecedor. Ou seja, em qualquer das circunstâncias, a melhor solução é a combinação de ambos.
A Komeco tem a solução ideal para você!
Cada dia mais busca-se por produtos que sejam sustentáveis e a energia solar vem sendo uma pauta importante na geração de energia limpa.
Um sistema de aquecimento solar tem grande potencial de ser uma solução eficiente e econômica para o seu lar. Obviamente, quando bem dimensionado, projetado e instalado por parceiros credenciados da Komeco.
Por aqui, sempre buscamos agregar sustentabilidade aos nossos produtos, então claramente a função solar está presente na maioria das linhas da Komeco, como a linha PRIME, a linha EX e a linha DIGITAL que entregam essa funcionalidade nos nossos aquecedores a gás.
Se você quer conhecer cada uma das nossas linhas de aquecedores a gás, clique aqui. Conte com as soluções da Komeco para tornar seus projetos residenciais, comerciais e industriais, mais sustentáveis e eficientes.